Esse recurso é muito poderoso, embora não se constitua, propriamente, numa maneira nova de entrada de dados.
A importação de subestruturas permite que se vá montando/modelando uma estrutura complexa a partir de estruturas mais simples.
Um exemplo é o caso de se modelar uma cobertura em treliça espacial em que o vão central seja arqueado, e os vãos laterais sejas planos.
Utilizando o gerador automático, criam-se dois arquivos, um deles com a estrutura do trecho arqueado e o outro com a estrutura plana, conforme mostram os desenhos abaixo.
Com uma das duas estruturas carregadas, ativa-se o comando Importa subestrutura no menu Arquivo – Importar.
Será exibida a janela padrão do Windows para abertura de arquivos. Declara-se o nome da estrutura (subestrutura) a ser importada.
O mCalc 3D colocará o desenho da sub-estrutura importada a direita do desenho da estrutura “principal”, conforme abaixo.
A subestrutura aparecerá na tela e permanecerá selecionada para ser manipulada – mover, copiar, espelhar…. .
A partir desse momento tem-se liberdade para continuar o trabalho de edição do desenho da maneira usual do mCalc 3D.
No caso desse exemplo se deve duplicar o semi-vão plano, espelhando a cópia, e depois mover os trechos planos, posicionando-os da forma desejada com relação ao vão central arqueado.
Observa-se que a importação de subestrutura pode ser substituída se o usuário a partir de um arquivo aberto chamar a geração automática, ter-se-á o mesmo efeito sem a necessidade de criar um novo arquivo.