Esta emenda une cantoneiras laminadas ou formadas a frio, de perfis simples ou formados por duas cantoneiras, com parafusos trabalhando ao cisalhamento.
No caso do usuário escolher cantoneiras simples, aconexão será feita por talas nas abas dos perfis. O número de parafusos será dado por linha de parafusos em cada aba.
Se o usuário optar por perfis formados por duas cantoneiras, a emenda funcionará de forma análoga à emenda entre perfis U.
Assim como na emenda entre perfis U, para este tipo de emenda existe a opção de usar diferentes configurações de talas.
Para cantoneiras simples podem-se ter duas configurações de talas:
A diferença entre uma e outra emenda se dará no número de planos de corte nos parafusos, que com duplo corte será igual a dois planos.
Para perfis formados por duas cantoneiras opostas pelas mesas:
Para perfis formados por duas cantoneiras opostas pelas abas:
No caso de perfis formados por duas cantoneiras opostas pelas abas, nas abas inferiores os parafusos sempre estarão sujeitos a duplo corte.
Os dados de entrada que deverão ser fornecidos são as características do aço, tensão de escoamento (fy) e tensão de ruptura (fu). Deverá ser selecionado os aços para o perfil da cantoneira, para as talas internas e para as externas.
A solicitação de cálculo é o esforço normal (NSd).
Para os parafusos necessita-se as tensões de escoamento (fy) e de ruptura (fu), o diâmetro do parafuso (f) e o número de parafusos em cada aba da cantoneira (n).
E ainda, deve-se informar o perfil escolhido para a emenda.