Nesta ligação a emenda une perfis I através de duas talas nas almas deles e de talas nas mesas dos perfis. Podem-se ter talas simples ou duplas nas mesas.
A disposição dos furos será determinada por nLpm e npm que irão determinar o número de parafusos nas mesas dos perfis; e nLpw e npw irão determinar o número de parafusos nas almas dos perfis. As talas internas terão a mesma configuração de parafusos de cada metade das talas externas.
Os parafusos da alma são verificados ao duplo corte e os parafusos das mesas ao cisalhamento simples ou duplo corte, caso se tenham talas duplas nas mesas.
Para a entrada de dados devem ser fornecidas as solicitações de cálculo, o esforço normal (NSd), o esforço de corte (VSd) e o momento fletor (MSd), todos estes dados deverão digitados em módulo.
As características dos aços são a tensão de escoamento (fy) e a tensão de ruptura (fu). Deverão ser selecionados os aços para o perfil das vigas, para as talas das mesas e para as talas da alma.
Devem ser selecionados o perfil das vigas e a espessura das talas da alma (ttw) e das talas das mesas (ttm).
Para os parafusos deverão ser fornecidos tensão de escoamento (fy) e a tensão de ruptura (fu), o diâmetro dos parafusos (f) e as configurações dos furos.
- nLpm: é o número de linhas de furos nas mesas
Neste caso nLpm = 2
- npm: é o número de furos em cada linhas de furos nas mesas npm
Neste caso npm = 2
- nLpw: é o número de linhas de furos na alma da viga
Neste caso nLpw = 2
- npw: é o número de furos em cada linha de furos na alma da viga
Neste caso npw = 3
Nesta emenda os parafusos da alma são verificados ao cisalhamento e sofrem duplo corte pela presença da duas talas entre as almas. Os parafusos das mesas também são verificados ao cisalhamento, porém só haverá duplo corte se na janela de entrada de dados estiver ativado a opção de tala interna.