Nesta situação, a viga será ligada, pela alma, a uma chapa que está soldada no elemento, outra viga de apoio. A alma da viga será soldada na chapa de apoio.
Os dados de entrada que devem ser digitados na janela referem-se às características das soldas, do aço, solicitações de cálculo e dados geométricos referentes à tala e aos perfis envolvidos na conexão.
Para a solda devem ser fornecidos o tipo de eletrodo e a respectiva tensão de ruptura (fw), além das espessuras das pernas de solda (bw) nas ligações entre tala-apoio e alma da viga-tala.
As solicitações de cálculo, esforço normal (NSd) e cortante (VSd), devem ser informadas em módulo, independente do sentido de atuação.
O espaçamento (folga) entre a alma da viga de apoio e a alma da outra viga (e) estará sempre preenchido com um valor default, que poderá ser editado conforme critérios do usuário.
Nesta ligação as vigas são unidas por uma tala que é soldada na alma através de filetes. Dentro deste grupo de ligações tipo viga-viga, pode -se perceber que dependendo das dimensões das vigas tem-se um ou dois recortes nas mesas da viga que se apoia. Estes recortes são dimensionados considerando as espessuras das mesas das vigas, juntamente com as folgas que devem ser inseridas na janela de configurações. Sendo que se não forem modificados os cálculos serão feitos com o valor padrão que consta nestes campos.
A entrada dos dados deve ser feita da mesma forma que nas ligações já abordadas até então, deverão ser selecionados os tipos de aço de cada uma das componentes da ligação: viga, viga de apoio e tala metálica. E, ainda, devem ser inseridos os dados referentes às dimensões da tala metálica: altura da tala (ht), largura da tala (Lt) e espessura da tala (tt). Sendo que os valores da altura e largura da tala serão completados caso o recurso de auto-completar esteja ativado.