Ao se dimensionar uma estrutura é necessário informar ao módulo Dimensionamento onde se localizam os travamentos da estrutura, i.e. os pontos de restrição à flambagem lateral ou fora do plano dessa estrutura. Isso porque é sabido: os procedimentos de verificação à compressão e à flexão consideram os travamentos laterais, ou, mais propriamente, à distância entre eles. Por isso esse comando foi criado.
O módulo 3D fará o travamento automático das barras. Os critérios para isto estão no menu Exibir > Preferências > Dimensionamento.
Por default estarão sempre habilitadas as opções do travamento automático.
A primeira opção “Travar pontos onde chegam terças” quando estiver habilitada vai considerar as terças, geradas através da geração automática, como pontos de travamento em relação ao eixo y global da estrutura.
A opção “Habilitar travamento automático” vai considerar o ângulo para travamento das barras da estrutura. Este ângulo refere-se à chegada das barras nos nós da estrutura. São verificadas as barras em duas direções, nos eixos y e z do perfil.
No caso da estrutura da figura acima, o comprimento de flambagem em relação ao eixo z do perfil será equivalente a 2L, enquanto que para o eixo y do perfil será L.
Em relação ao ângulo para travamento automático, este deverá ser configurado de acordo com os critérios do usuário.
Este ângulo servirá para testar se as barras que chegam em determinado nó funcionam como travamento.
Caso o usuário queira declarar os pontos de travamento segundo seus critérios, então deverá desabilitar a opção de travamento automático e clicar no botão . O programa aguardará que se declarem quais nós estão travados lateralmente. Bastará selecionarem-se os nós travados, clicando-se sobre eles, ou selecionando-se por retângulo e confirmando-se com o botão direito do mouse. O programa colocará triângulos de cor verde e, ou azul dependendo da direção do travamento. Para exibir estes triângulos deverá ser clicado o botão .
Os triângulos azuis indicam travamento no eixo y do perfil e os verdes no eixo z.
Em banzos de treliças os comprimentos de flambagem das barras são:
- No plano da treliça: a distância entre dois nós, e. o comprimento da barra,
- Fora do plano da treliça: a distância entre dois nós travados lateralmente.
Em elementos de pórticos os comprimentos de flambagem das barras são:
- No plano do pórtico: a distância entre dois nós que impedem o deslocamento da barra no plano do pórtico, e. a distância entre a interseção de duas barras que cruzam ou chegam nas barras que se está dimensionando.
- Fora do plano do pórtico: a distância entre dois nós travados lateralmente.
A partir desses conceitos e a partir do travamento lateral declarado para cada estrutura, o programa vai “conhecer” os comprimentos de flambagem no plano e fora do plano das barras.
A importante interpretação de que a flambagem em torno do eixo Y ou Z será a flambagem no plano ou fora do plano será feita automaticamente com base na declaração dos travamentos e da orientação (posição) que o usuário escolheu para aplicar o perfil na estrutura.
Essa orientação deverá ser feita clicando-se no slide menor da janela do Dimensionamento e o perfil será aplicado na posição escolhida, imaginado que o plano da estrutura (treliça, pórtico ou viga) seja o plano vertical.