A primeira preocupação de quem está desenhando, principalmente com o AutoCAD, é com relação à escala que se deve desenhar para obter um desenho impresso bem proporcionado.
O que interessa, então, é o resultado final obtido: que o desenho criado no computador tenha, na sua impressão, a escala que se quer.
O resultado final desejado pode ser obtido de muitas maneiras.
Como é sabido, os programas CAD recomendam seus usuários desenharem, todos seu desenhos, em escala natural, ou seja, em escala 1:1.
Surge, logo, uma dificuldade: desenhando-se tudo em escala 1:1, como é que se colocaria dentro de um formato A1 ( 841 x 594 ) uma viga com 5,0 m de vão?
A viga, com 5000 mm, não caberia dentro do formato que tem 841 mm. Seria necessário aplicar um fator de escala, ou no formato ou na viga.
Ocorre que, quando se aplica um fator de escala num desenho com cotas associadas perde-se o valor correto das cotas e as alturas dos textos serão modificadas, tornando-os incompatíveis com o desenho.
Pode-se resolver esse problema usando-se uma ferramenta do ST_CadEM que coloca em escala os desenhos sem perder cotas ou tamanhos de textos, ou usar-se a estratégia criada pelo AutoCAD usando-se o Model Space e o Paper Space.
Apresentam-se, a seguir, as duas maneiras de se solucionar a questão de escala.