Quem trabalha com projetos de estruturas metálicas sempre sonhou em ter rotinas que automatizassem seus desenhos.
Como seria bom se estivessem disponíveis rotinas para as quais, simplesmente, se fornecesse alguns dados – que fossem digitados alguns poucos números – e a rotina se encarregasse de desenhar o que se queria.
E desenhar certo! Respeitando folgas de montagem, distâncias entre furos, distâncias entre borda da chapa e furos, folga no diâmetro dos furos para implantação de parafusos.
Que não se esquecesse de algum dado, alguma cota, algum dimensionamento ou de desenhar alguma peça importante do conjunto.
Como seria bom ter-se sempre o mesmo tipo de apresentação de desenhos e qualidade constante nos desenhos produzidos.
Como seria bom ter rotinas que possibilitassem refazer o desenho sem ter que corrigi-lo integralmente, adequando-o a uma pequena modificação solicitada pelo cliente, i.e. ter- se os dados para desenho gravados.
Como seria bom se ter rotinas que possibilitassem a configuração de cores de desenhos que cada um prefere.
Como seria bom ter-se rotinas com comunicação fácil, com diálogos em linguagem habitualmente empregadas, bem documentadas e com suporte acessível e ágil.
E, finalmente, rotinas que se tivesse certeza de desenhos certos! Para não se perder intermináveis horas revisando desenhos.
O sistema ST_CadEM além dos recursos, ferramentas e bibliotecas oferecidas, dispõe de rotinas que automatizam desenhos – projetos e detalhamentos – de estrutura metálica.
Essas rotinas representam o grande ganho de produtividade, no desenvolvimento de um projeto de estruturas metálicas, tornando-se um dos principais atrativos do ST_CadEM e materializando os desejos expressos acima.
Nos próximos itens serão descritos e apresentados módulos do sistema ST_CadEM que desenham automaticamente.