No segundo passo deve-se informar os perfis a serem aplicados à treliça, suas dimensões, orientações e posição que ocupam na treliça.
Como é sabido, por definição, uma treliça será formada por banzo superior, banzo inferior e diagonais, ou por diagonais e montantes.
Para se criar barras acessa-se o menu Treliça escolhendo-se a opção Define Barras, ou clica-se no botão Define Barras disponível na barra de ferramentas de Treliças.
Seleciona-se barra por barra, informando-se seus dados – tipo do perfil, dimensões, orientação e posição ocupada na treliça.
A seleção é feita pelos mesmos meios de seleção oferecidos pelo AutoCAD: clicando-se barra por barra, ou seleção por window.
Ao se ter selecionado uma barra ou um grupo de barras clica-se <ENTER> e aparecerá uma janela de diálogo na qual deverá se declarar os dados das barras selecionadas.
Uma vez que se tenha declarado os dados o módulo Treliças desenhará os perfis nas barras selecionadas e aguardará nova seleção e informação de dados.
Orientação dos perfis:
Chama-se a atenção para a orientação dos perfis, necessária ao detalhamento das treliças. No slide direito da janela de diálogo tem-se os desenhos de todos os perfis com suas orientações. Clicando-se sobre o slide troca-se a orientação do perfil.
Os desenhos para a opção da orientação são apresentados em um corte e uma vista.
São os cortes e vistas que o perfil terá quando aplicado à treliça, isto é, ao ser aplicado em uma barra imagina-se que se faça um corte na perpendicular ao seu eixo: o perfil estará, na barra, com a orientação mostrada no slide. Da mesma forma a vista do perfil que se visualizará na barra será a apresentada no slide.
Tipo (posição) da barra
Chama-se a atenção para os botões colocados a direita da janela: sua função é definir o tipo ( ou posição ) da barra.
Essa declaração só é obrigatória quando se quer um desenho de projeto.
Repete-se o procedimento até que se tenha criado todas as barras. O desenho da treliça, nesse momento, estará como segue:
Nota-se que treliça foi desenhada com interferência entre as barras: os perfis foram desenhados de ponto de trabalho a ponto de trabalho, porque os nós ainda não foram resolvidos/criados.
O que se fez nesse passo foi transformar um desenho em um modelo que representa uma treliça.
Para organizar-se o trabalho é melhor declarar-se todas as barras de mesma posição: primeiro as barras do banzo superior, depois as barras do banzo inferior, depois as diagonais ….