No item contraventos é observada a grande diversidade de soluções entre os que trabalham com estruturas de aço: efetivamente cada profissional tem sua solução, que é diferenciada da solução dos demais.
É impossível para um programa contemplar todas as possibilidades e variantes. Por isso estabeleceu-se um critério no qual o usuário estabelecerá algumas medidas que são padrão e o programa calculará, corretamente, o comprimento das barras do contraventamento.
Seja uma cobertura definida pelas peças principais e o afastamento entre seus eixos, e as terças com o interterças definido. É muito simples calcular-se a distância entre as interseções dos eixos das treliças e das terças.
É preciso dotar o programa de um mecanismo que considerasse as
diferenças entre os diversos tipos de suportes de contraventamento e seus posicionamentos nas treliças para determinar-se o comprimento teórico correto da barra de contravento.
Assim estabeleceu-se criou-se cinco dados que devem ser configurados:
- as distâncias d1, d2, d3 e d4 que posicionam o centro de dois suportes de contravento.
- a medida ajuste que é o valor a ser acrescentado ou diminuído da medida entre eixos de suporte de contravento para se obter o comprimento real da barra.
Com essas informações corretamente fornecidas será possível determinar-se o comprimento dos diversos contraventos e, com isso, obter-se um aumento de produtividade na confecção do projeto.