Até esse ponto a treliça está com as barras diagonais e montantes desenhadas até seus respectivos pontos de trabalho.
Deve-se posicioná-las corretamente em relação aos banzos. Para isso foi criada uma ferramenta que manipula com a extremidade de cada barra.
Para manipular-se com a extremidade de uma barra clica-se no botão Afasta Barras, seleciona-se a barra a manipular e seleciona-se o(s) limite(s) ( as interferências ) que se quer que a barra respeite no seu desenho final.
O módulo Treliças manipulará a extremidade da barra aproximando-a ou afastando-a do limite escolhido ( a distância final da barra até o limite selecionado será igual, ou maior, que o valor do afastamento configurado).
Uma vez selecionada a diagonal e declarado o limite o módulo Treliças manipulará a diagonal “fechando” a extremidade do perfil.
É possível manipular-se as duas extremidades de uma barra simultaneamente, bastando, após tê-la selecionado, declarar-se os limites ( as interferências ) de ambas extremidades.
Repetindo-se o procedimento com o montante vizinho obtém-se: ( desse vez, só para exemplificar, quer-se que o montante fique encostado na alma do banzo).