O módulo Base de Pilares oferece várias alternativas, tanto de perfis a serem usados, quanto às chapas que formam a base, desenhando diversos tipos de bases de pilares. O desenho sempre será apresentado em três vistas, a fabricação das chapas que compõem a base e a lista dos materiais que compõem a base.
Nesse módulo está implementada a tecnologia Pick&Know, com a qual uma barra criada pelo CadEM é reconhecida, possibilitando a importação dos dados do pilar. Nesses casos, além das vistas do desenho descritas acima, será inserida na barra criada, a vista correspondente da base.
Ao ativar-se esse módulo, a partir do menu, será apresentada uma janela de diálogo onde serão informados os dados para o desenho.
Clicando-se o botão esquerdo do mouse sobre o slide da janela seleciona-se o tipo de pilar que se quer: tem-se seis tipos de pilares disponíveis para o desenho de bases.
Depois de escolher o tipo de base de pilar, deve-se informar os dados relativos ao pilar:
- Dados do Chumbador:
Diâmetro (em mm);
Número de hastes: número de chumbadores de cada lado da base;
Inter hastes: a distância entre as hastes (chumbadores ou pernas).
- Perfil: informam-se os dados do(s) perfil(s) que formarão o Ressalta-se a possibilidade de se utilizar um dos perfis armazenados no banco de dados do Módulo de Perfis.
Uma vez que se tenham informados os dados na janela de diálogo principal, deve-se clicar no botão Chapa base do pilar para fornecer os dados da chapa base do pilar e/ou para se ter acesso à configuração de desenho e critérios do módulo Base de Pilares.
Existe a possibilidade de se desenhar uma chapa base única – chapa contínua – ou duas chapas base – chapa base descontínua.
Por default o programa desenhará chapa contínua, mas se for escolhida a chapa descontínua deve-se declarar o comprimento de cada chapa isolada L1.
A base dos pilares é formada por três chapas: Chapa A (placa base), Chapa B (nervura maior) e Chapa C (nervura menor).
A placa base (Chapa) não pode, por conceito, ser omitida de uma base de pilares, mas se pode prescindir as nervuras – Chapa B e Chapa C.
Para não se ter uma ou outra nervura bastará declarar-se 0 (zero) no campo relativo à altura da chapa que não se quer. Nesse caso a declaração da espessura é opcional.
O módulo Base de Pilares oferece a possibilidade de se salvar os dados informados, bastando acessar o Gerenciador de Arquivos do programa. (recomenda-se essa prática).
Está disponível também a ferramenta de lista de material, sendo necessário, para acioná-la, somente clicar sobre o item Gerar B.O.M.