Após de passar pelas 5 etapas, o sistema aguardará que se indique as combinações de ações que o cálculo dessa estrutura requer, i.e., no módulo de Ações declararam-se os estados de ações que atuam na estrutura.
Nessa fase, existe a possibilidade de combinar (ponderar e somar) um estado com outro, com o intuito de reproduzir um carregamento real na estrutura. Por exemplo: imagina-se uma estrutura submetida a 2 estados de ações: Ação Permanente (AP) e Vento. Não interessa, para o dimensionamento dessa estrutura, conhecer-se só os resultados da ação AP ou da ação Vento.
O estado de ação Vento nunca ocorrerá sozinho, pois ele sempre atuará, na estrutura, junto com o estado AP. E para se ter resultados compatíveis com o que ocorrerá na realidade, deve-se somar os resultados da ação do Vento com os da ação do AP.
Essa é a filosofia da etapa Combinação de Ações: permitir que se combine qualquer ação com outra somando, no máximo, até o número de estados de ações em cada combinação. Não existe limitação quanto ao número de combinações a serem criadas.
As combinações de ações deverão ser declaradas na janela de diálogo que segue:
Para compor-se uma combinação de ações selecionam-se os estados de ações, e, depois, declaram-se os valores dos respectivos Coeficiente de Ponderação e Fatores de Combinação. Após ter-se apontado os estados de ações pressiona-se no botão Adicionar para colocar a combinação na lista de combinações dessa estrutura.
Na primeira coluna, declaram-se os coeficientes de ponderação para dimensionamento (estados limites últimos).
Na segunda coluna, declaram-se os fatores de combinação para os estados selecionados.
Na terceira coluna, declaram-se os coeficientes de ponderação para os estados limites de serviço.
Caso deseja-se verificar/editar as combinações, clica-se sobre as diversas combinações existentes. Se houver algum valor para alterar, coloque o valor correto que será alterado e clica-se com o botão esquerdo do mouse sobre <Atualizar>.
Caso o usuário tenha declarado no módulo Geometria que será considerado o efeito da temperatura então ele deverá escolher a qual estado irá ser vinculado este efeito. Dessa forma, o carregamento devido a temperatura se somará ao estado selecionado.
Os Coeficientes de Ponderação e Fator de Combinação informados permitem que se atenda, ao analisar a estrutura, a NBR 8681:1987- Norma de Ações e Segurança, possibilitando que cada estado, numa combinação, tenha as forças com a ponderação necessária.
Deverão ser consultados os coeficientes e fatores nas normas de perfis formados a frio e na de projeto de estruturas de aço, tanto para dimensionamento quanto para determinação de flechas.
O mCalc 3D permite que se crie quantas combinações se queira.