No módulo de geração de terças deverão ser informados os dados da geometria da estrutura, sistema construtivo e dos estados de ações para posterior dimensionamento das terças.
Na janela Geometria serão declaradas as dimensões do galpão ou prédio e da cobertura, a largura, comprimento, inclinação, etc.
Existem três opções de cobertura, podem ser de uma água, duas águas ou arco:
No caso de telhados de uma água alguns campos ficarão inativos, conforme a figura a seguir:
Já para telhados de duas águas todos os campos estarão ativos, exceto “flecha”:
E para arcos todos os campos inativos serão “Posição da cumeeira” e “Inclinação do telhado”:
As dimensões largura, comprimento, pé direito e alvenaria estão representados na figura. A inclinação do telhado deverá ser declarada e não deve exceder 25%. Caso o usuário declare uma inclinação maior aparecerá uma mensagem de alerta:
Ainda nesta primeira janela o usuário deverá selecionar as unidades de força (kgf, tf ou kN) e de comprimento (cm ou m), e também, informar se utilizará no modelo terças nas laterais e oitões:
A distribuição de pórticos compreende a definição do número de pórticos e suas dimensões. A distância interpórticos, em princípio, é feita considerando o comprimento do modelo em planta e o número de módulos declarados pelo usuário.
Sempre que for marcada a opção Mesa superior da terça lateralmente contida será considerado o fator “R” no dimensionamento das terças, segundo critérios da ABNT NBR 14672:2010.
Os interpórticos poderão ser diferentes entre si, mas por default a estrutura é dividida em partes iguais de acordo com o número de interpórticos declarados.
Caso se queiram interpórticos desiguais basta editar manualmente a dimensão e o programa ajustará a diferença no último interpórtico listado, por exemplo:
Neste caso, o interpórtico 1 foi editado, reduziu 2 metros, então o ST_Terças ajustou a diferença no último interpórtico, que passou a ser de 7 metros.
Quando forem declarados interpórticos maiores ou iguais a 12 metros, estas distâncias serão escritas em vermelho alertando que, para estas dimensões de vão, será necessário transporte especial.
Nesta primeira janela também encontramos um botão para abrir arquivos gerados pelo ST_Terças:
Clicando nele deve-se buscar o arquivo de extensão .st_terca que deseja-se abrir: