Além de gerar listas de material, automaticamente, dos conjuntos desenhados o sistema ST_CadEM foi dotado de uma ferramenta para marcar peças e confeccionar listas isoladas – para peças desenhadas à parte do programa – e outra ferramenta para combinar diversas listas entre si.
Para todas as peças que foram desenhadas pelo operador, o ST_CadEM dispõe do recurso de permitir criar a lista tão logo se tenha desenhado a peça.
Para isso clica-se no botão Marca de Fabricação da Barra de Ferramentas e o programa aguardará um ponto para aonde será apontada a marca de fabricação da peça, abrindo a seguir, uma caixa de diálogo onde se informará dados da peça: posição, quantidade, perfil, dimensões etc. .
São aceitos, como marcas de fabricação, qualquer letra ( a até z ) ou qualquer letra combinada com um algarismo ( a, b, c, a1, a2, b2, z8, z9 ). Isso possibilita ter-se um número muito grande de posições, conferindo à essa ferramenta um significativo poder.
Ao se confirmar os dados o programa inserirá a lista de material dessa peça no ponto escolhido.
Essa lista poderá ser complementada sempre que for acionado o botão Marca de Fabricação para uma nova peça.
Pode-se também optar-se por criar uma nova lista de materiais ou por não se ter o material listado, bastando escolher-se essas possibilidades.
Com a ferramenta Marca de Fabricação a maneira habitual de se criar listas de materiais fica modificada: não se espera terminar o desenho e somente depois confeccionar-se a lista.
Com esse recurso oferecido pelo ST_CadEM cria-se a lista logo após o desenho da peça: desenha-se e insere-se os seus dados na lista. A vantagem obtida é que se termina trabalho ao se concluir o desenho.
O conceito oferecido pela ferramenta Listas de Materiais é: um desenho que está sendo desenvolvido pode ser composto por vários sub-desenhos, cada qual com sua lista de material independente. Todas as marcas de fabricação estão ordenadas de a, b, c … . Tem-se, então, no desenho, várias listas todas ordenadas a, b, c … e várias peças diferentes também denominadas a, b, c … .
Além dos desenhos automáticos gerados pelo programa, o desenho conterá peças diferenciadas que foram desenhadas pelo operador. Para essas utiliza-se a ferramenta Marca de Fabricação que marcará as peças selecionadas e gerará sua lista de materias.