A ligação consiste na união direta das peças ao banzo da estrutura, por intermédio de filetes de solda. As verificações são feitas com base nas resistências destes filetes.
O procedimento deverá ser iniciado pela escolha do perfil do banzo, posteriormente, o usuário deverá selecionar quais elementos compor a conexão, a se terá duas diagonais e um montante ou apenas diagonais. Para indicar quais elementos constarão deverá ser setada a opção situada ao lado de cada elemento, consequentemente, habilitará ou não os campos referentes à solda, à solicitação de cálculo e o tipo de aço em cada um deles.
Os perfis selecionados para as diagonais e montantes deverão ser do mesmo tipo, podendo apenas várias as dimensões. apresentado na janela principal da ligação. A condição para que haja ligação é a presença de ao menos um filete de solda.
Ainda devem ser preenchidos os campos destinados às características do aço e os perfis da ligação. Para o aço deve-se declarar a tensão de escoamento (fy) e a tensão de ruptura (fu) do banzo e da diagonal escolhidos.
Quando for selecionar os perfis das diagonais e montante deverão ser informados o ângulo de inclinação das diagonais e montante (θ).
Na entrada de dados devem ser fornecidas a tensão de ruptura da solda (fw) e a espessura da perna da solda (bw) em cada elemento, por default será autocompletado com a espessura de cada peça, entretanto, o usuário poderá editar estes campos.
Também é necessário informar as solicitações de cálculo para cada um dos elementos da conexão.
A configuração de filetes de solda a serem utilizados deverá ser preenchida pelo usuário, sendo que a posição deles poderá ser visualizada no desenho esquemático.