No Modelador LSF, a qualquer momento pode-se acessar a janela de configurações:
Esta janela é subdividida em diversas abas: Estrutura, Cargas Padrão, Ação do Vento, Interface, Projeto e Placas.
Sugere-se assistir o vídeo “Configurando o mCalcLSF” no tutorial do programa.
Mesmo com a facilidade de compreensão oferecida pelo vídeo vale a pena ressaltar o quadro Travamentos
Embora seja uma consideração polêmica vários projetistas consideram que as placas OSB travam a estrutura.
O mCalcLSF está programado com o recurso de se considerar este travamento.
Este recurso deve ser encarado como duas considerações físicas:
– Placas restringindo a distorção do Painel
Neste caso considera-se que as placas formem um diafragma rígido impedindo/restringindo a distorção do painel.
Para conter a distorção propõe-se duas soluções:
O Painel Contraventado é a solução ortodoxa: um elemento contraventamento contém a distorção de um painel.
Entretanto, ainda não normatizado, uma vez que as placas de OSB são parafusadas aos montantes, pode-se considerá-las como se estivessem formando um diafragma rígido no plano do painel.
Este diafragma rígido fará as vezes dos contraventamentos, restringindo a distorção dos painéis.
Caso, nos painéis internos, sejam aplicadas placas cujo o comportamento físico se assemelhe ao das placas OSB aplicadas na periferia, os mesmos travamento podem ser considerados.
– Placas reduzindo o comprimento de flambagem
As placas são parafusadas nos montantes em intervalos de 200 a 600 mm
Se as placas não fossem parafusadas nos montantes, estes teriam liberdade de se deslocar livremente no plano das placas. Na posição dos parafusos isto pode não ocorrer, forçando a liberdade de deslocamento às distâncias entre os parafusos.
Esta consideração pode definir os comprimentos de flambagem dos montantes. Na Configuração do mCalcLSF esta definição deve ser declarada no item Comprimento de Flambagem.
ATENÇÃO: As considerações de travamento oferecidos por placas são polêmicas e não constam de normas brasileiras. Por isto a decisão de considerar ou não a restrição conferida pelas placas, será da TOTAL responsabilidade do projetista estrutural.