Para desenhar-se uma treliça padrão de uma água, deve-se escolher uma geometria básica dentre aquelas disponíveis na primeira janela de diálogo, apresentada abaixo:
A seguir, deve-se informar os dados necessários para a confecção do desenho.
Caso os módulos não sejam iguais, deve-se desabilitar o item “Módulos Iguais”, o que habilitará a caixa “Módulos Desiguais”. Para alterar o comprimento dos mesmos, basta clicar sobre o módulo desejado, observar a numeração dos módulos indicada no slide, e editar o valor na caixa de texto. Deve ser observado o comprimento do vão, a soma dos módulos deve ser igual a este. Quando um módulo é editado, o programa corrige automaticamente a soma, alterando o valor do último.
As opções “Banzo superior” ou “Banzo inferior” servem para definir se o comprimento dos módulos obedece à orientação de um ou de outro. É possível, também, desenhar- se o banzo superior retilíneo ou com curvatura parabólica, bastando, para tanto, ativar- se o botão Parabólico.
Há a possibilidade de se indicar a mesa dos banzos, ou do treliçado, bastando para isso que se marque essa opção e preencha-se o campo ao lado com tal medida. E pode-se ainda cotar a treliça automaticamente.
Os campos “Nome da peça” e “Comentário” são opcionais, porém muito úteis para a identificação do desenho no contexto geral.
Está disponível também neste programa o utilitário “Files” que possibilita armazenar os dados relativos a cada treliça gerada para posterior utilização.